10 found
Order:
  1.  32
    Philosophy of technology.Andrew Feenberg & Jairo Dias Carvalho - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (40):411.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  15
    A contribuição da noção de tecnoestética de Gilbert Simondon para o projeto de transformação da tecnologia de Andrew Feenberg.Jairo Dias Carvalho - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: O objetivo do artigo é explicitar o projeto de transformação da tecnologia de Andrew Feenberg a partir do conceito de design e da noção de tecnoestética de Gilbert Simondon. Queremos entender qual seria o papel da tecnoestética na transformação do design da tecnologia. O uso das categorias tecnoestéticas, como prazer no uso dos objetos técnicos e a incorporação deste uso ao sentido do eu, pode fornecer um critério para a intervenção democrática na constituição do design dos objetos técnicos? abstract: (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  41
    A imanência, apresentação de um roteiro de estudo sobre Gilles Deleuze.Jairo Dias Carvalho - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):119-132.
    O texto pretende mostrar um tipo de abordagem e de entrada no texto deleuziano. A partir do problema do fato da não existência de consenso no mundo da vida sentiu-se a necessidade de começar a pensar e formular um conceito de formas de vida. Escolheu-se, para isto, a idéia de plano de imanência e o conceito de multiplicidade virtual de Deleuze. Apresentamos, então, uma espécie de roteiro desse percurso. É o conceito de formas de vida, articulado e pensado a partir (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  24
    A idéia de substrato supra-sensível da humanidade.Jairo Dias Carvalho - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    Pretendemos analisar o conceito de substrato supra-sensível da humanidade presente na dialética da faculdade do juízo na terceira crítica. Kant entende a sociabilidade legal como a disposição de deixar-se guiar por princípios do direito, o homem como sociável (e não originariamente social) e o direito como condição de possibilidade da sociedade. Esse conceito aparece ligado, na terceira crítica, a um conceito de humanidade. Queremos investigar o conceito de humanidade no contexto estético examinando seu caráter suprasensível.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Convergência Tecnológica e Filosofia.Jairo Dias Carvalho - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 3 (2):87-99.
    O artigo discute a relação da Filosofia com o que se convencionou chamar Convergência Tecnológica NBIC, a sinergia entre as Nanotecnologias, Biotecnologias, Tecnologias da Informação e Ciências Cognitivas para a resolução de problemas. A partir de algumas formulações de Andrew Feenberg buscamos situar a Filosofia da Tecnologia perante tal movimento. Qual seria a agenda de pesquisa necessária para posicionarmos a Filosofia em relação à Convergência Tecnológica?
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Giordano Bruno: o uno e o múltiplo.Jairo Dias Carvalho - 2007 - Princípios 14 (22):205-219.
    Nosso objetivo é compreender que figura de imanência a filosofia de Giordano Bruno constrói. Interessa-nos compreender como Bruno naturaliza Parmênides, ou como medita de forma diferente de Plotino o poema parmenidiano. Em Bruno vemos aparecer um componente que será precioso na determinaçáo positiva da idéia de imanência: a compreensáo de que náo há um fora radical à natureza. Bruno também criticará Scoto e sua figura da univocidade relacionada a um conceito neutro produzindo uma nova imagem da univocidade. Podemos interpretar Bruno (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  50
    Immanence plan and forms of life presenting a study guide about Gilles Deleuze.Jairo Dias Carvalho - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):119-132.
    This text intends to show a kind of aprproach and introduction to Deleuze's work. Based on the problem of the non-existence of consensus in the world of life, we feel the need to start thinking and formulating the concept of virtual multiplicity. Then we present a kind of guide to do so. The solution to the problem of plurality and difference is the concept of forms of life formulated and thought in acordance with Deleuze.O texto pretende mostrar um tipo de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  8
    Le Fondement cognitif de la faculté du juger esthétique.Jairo Dias Carvalho - 2001 - In Ralph Schumacher, Rolf-Peter Horstmann & Volker Gerhardt (eds.), Kant Und Die Berliner Aufklärung: Akten des Ix. Internationalen Kant-Kongresses. Bd. I: Hauptvorträge. Bd. Ii: Sektionen I-V. Bd. Iii: Sektionen Vi-X: Bd. Iv: Sektionen Xi-Xiv. Bd. V: Sektionen Xv-Xviii. New York: De Gruyter. pp. 383-390.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  27
    Plano de Imanência e Univocidade do Ser em Deleuze.Jairo Dias Carvalho - 2011 - Doispontos 8 (2).
    The text intends to show that, despite of Deleuze's affirmation that the univocity has three great moments in the history of philosophy, Duns Scoto, Spinoza and Nietzsche, his philosophy constitutes a contemporary moment of this history. The idea of Plane of Immanence will be the personal Deleuze's answer to the problem of the opposition between the analogy of proportion and the univocity of being on the history of philosophy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Possibilidade e totalidade: divergência ou convergência das séries? um estudo acerca da relação Leibniz e Bergson.Jairo Dias Carvalho - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):50-62.
    O artigo pretende estabelecer uma relação entre Leibniz e Bergson a partir do problema bergsoniano da divergência das direções, séries e tendências de evolução da vida e do conceito de incompossibilidade em Leibniz. Para Leibniz a incompossibilidade é um princípio de exclusão de séries que pertencem a mundos possíveis diferentes pensados como totalidades seqüenciais completas e determinados internamente. Para Bergson a vida é entrosamento mútuo de tendências e a evolução criadora é impulso ao desdobramento destas tendências que se desenvolvem em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark